A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO COMPORTAMENTO HUMANO
- silvanene
- 28 de jul. de 2025
- 1 min de leitura

A influência da mídia nos meios de comunicação é, em sua totalidade, a que provoca e incita alguns indivíduos vulneráveis a distúrbios psicológicos, pessoas predispostas, a realizar o que está sendo comunicado, mostrado, falado. Isso encoraja-os a comportamentos semelhantes, em vez de dissuadi-los.
Se nos atentarmos a algumas manchetes alarmantes nos jornais de TV, como roubos, feminicídios, vandalismos, brigas de trânsito, entre outros, iremos nos deparar a cada dia mais com relatos semelhantes. Isso revela o quanto o ser humano é influenciado, permissivo, executando, muitas vezes inconscientemente, o que está sendo mostrado. Infelizmente, temos atuações resultantes em fatos revelados, que podem ser o resultado de uma combinação complexa de fatores sociais, psicológicos e ambientais.
Acompanhamos, no decorrer dos últimos dias, ocorrências de vandalismo contra veículos de transporte coletivo, que contabilizaram aproximadamente 600 casos de depredação. É notório que cada manchete desta exposta no meio de comunicação alerta mais e mais pessoas adversas às propostas de governo e que, influenciadas pelo que veem, se aproveitam para manifestar sua revolta e insatisfação com o meio em que vivem. Concordo que o que passamos e vivenciamos necessita ser comunicado, mas as "coberturas de notícias frequentes", onde um determinado assunto, evento ou tema está sendo constantemente abordado pela mídia, com insistência no fato para mais e mais audiência, são puramente danosas para uma parte da população, mesmo que pequena.
Em resumo, a influência da mídia no comportamento humano poderia ser relevante com temas que abordem a educação midiática, a criação de conteúdo positivo e inspirador.
Um mundo melhor, com pessoas melhores, é, obviamente, o reflexo do que vemos e acreditamos ser benéfico para nós.
Neide Silva
Escritora




Comentários