Quais são os efeitos do imediatismo?
- silvanene
- 26 de jun. de 2025
- 1 min de leitura
Quem na vida atual, não está se deparando com a aceleração e o imediatismo das pessoas e até de nós mesmos?
Outro dia, me deparei com um vídeo em umas das plataformas de entretenimento e vi que tinha mais de 60 mil visualizações. A minha surpresa foi tamanha que voltei à tela para me certificar que era mesmo real. Sim, era mesmo real.
Fiquei por uns segundos digerindo o que tinha visto e me perguntei: aonde vamos chegar? Este tipo de entretenimento não oferece cultura alguma; ele simplesmente oferece prazer imediato, diversão momentânea, sem impactar significativamente na formação cultural e intelectual das pessoas.
Pensei: não é à toa que os livros estão sem leitores. Como citei acima, estamos vivendo numa era de imediatismo, então quem vai querer perder tempo e ler um livro?
Toda essa pressão gerada por nós mesmos leva-nos a uma desordem emocional, ansiedade e dificuldade de processar o que se está vivendo no momento.
Não é uma questão de deixar de ver o que causa relaxamento, mas sim de administrar seu tempo para se dedicar à leitura de um bom livro, promovendo seu desenvolvimento cognitivo, contribuindo para a sua evolução cultural, intelectual.
A necessidade de que tudo tem que ser para “já” está deixando a população ansiosa e impaciente. Estamos atravessando uma era de nem saber quem somos, que dirá saber quem é o outro?!
Vamos promover a nós mesmos um bem maior. Nossa capacitação cultural agradece.
Neide Silva
Escritora




Comentários